Escolha em Ordem Alfabética os tema a serem procurados.


[ A ] - [ B ] - [ C ] - [ D ] - [ E ] - [ F ] - [ G ] - [ H ] - [ I

[ J ] - [ K ] - [ L ] - [ M ] - [ N ] - [ O ] - [ P ] - [ Q ] - [ R ]

 [ S ] - [ T ] - [ U ] - [ V ] -  [ W ] - [ X ] - [ Y ] - [ Z ]


   

   
   -  K  -

karosho. Sindrôme japonesa de origem popular  na qual a pessoa afetada supostamente morre de excesso de trabalho. Os adultos jovens são mais expostos ao risco desta forma mortal de fadiga.

kava - Bebida preparada a partir das raízes do arbusto Piper methysticum, muito usada, tanto ritualmente como socialmente, no Pacífico Sul. O princípio ativo é a cavaína, a qual produz ligeira euforia e sedação se a kava for consumida de forma habitual. A utilização intensa pode conduzir a dependência e problemas médicos.

khat - Folhas e botões de flor de uma planta da África Oriental, Catha edulis, que são mascados ou bebidos após fermentação. O khat, também usado no Mediterrâneo Oriental e no Norte de África, é um estimulante com efeitos semelhantes aos da anfetamina. A utilização intensa pode conduzir à dependência e a problemas físicos e mentais semelhantes aos produzidos por outros estimulantes.

kola - Ver noz de cola.

koro - Ver síndrome de retração genital.

kuru - Doença degenerativa progressiva do sistema nervoso central, contagiosa, que afeta basicamente os gânglios da base e o cerebelo e que se manifesta sob a forma de acentuada ataxia, atetose, tremor, disartria e rigidez. As alterações mentais incluem labilidade emocional, lentificação psicomotora e demência rapidamente progressiva com isolamento social, deficiência de memória e intelectual e alterações de personalidade. Este estado é invariavelmente fatal e a morte ocorre em 6-9 meses após o seu surgimento. O agente causador foi demonstrado por Gajdusek: trata-se de um vírus lento não convencional, com um período de incubação muito longo, bastante próximo do agente virai que se suspeita existir na doença de Creutzfeldt-Jakob e, possivelmente, na encefalopatia espongiforme ovina e bovina. Está limitada geograficamente a vários vales montanhosos da Nova Guiné. O mecanismo de transmissão é provavelmente o costume indígena local de canibalismo de familiares.