Escolha em Ordem Alfabética os tema a serem procurados.

[ A ] - [ B ] - [ C ] - [ D ] - [ E ] - [ F ] - [ G ] - [ H ] - [ I

[ J ] - [ K ] - [ L ] - [ M ] - [ N ] - [ O ] - [ P ] - [ Q ] - [ R ]

[ S ] - [ T ] - [ U ] - [ V ] -  [ W ] - [ X ] - [ Y ] - [ Z ]

-  G  -

gagueira (F98.5) - Fala caracterizada pela freqüente repetição ou prolongamento de sons ou sílabas ou palavras, ou por freqüentes hesitações ou pausas que interrompem o fluxo rítmico da fala. Sinonímia: tartamudez.

gaguez - Ver gagueira.

gangliosidose gm2 - Ver doença de tay-sachs.

ganho secundário - Na teoria psicanalítica, ganho secundário ou epinósico assinala as vantagens práticas que podem ser alcançadas usando-se um sintoma para manipular e/ou influenciar outras pessoas. Deve ser diferenciado do ganho primário (ou paranósico), que consiste na diminuição de ansiedade e conflitos resultantes da formação de um sintoma. A determinação do ganho secundário pode ser influenciada pela sociedade (pensões ou pagamentos recebidos pela presença persistente dos sinais ou sintomas) ou cultura (desenvolvimento de uma condição clínica sob circunstância de extremo estresse cultural ou expectativas). Ver neurose de compensação.

ganser, síndrome de -  Chamamos de SÍNDROME DE GANSER o Transtorno Dissociativo que se manifesta por uma produção voluntária de sintomatologia psiquiátrica muito severa, exuberante e inusitada. No exame desses pacientes podemos perceber respostas incoerentes e discurso despropositado, cujo objetivo é convencer solidamente o observador de que o paciente de fato está louco. Perguntando-se quanto é dois mais um o paciente responde quatro, ou a cor de uma parede verde ele diz ser preta. Evidentemente, caso estivesse da fato desorientado diria não sei para as duas perguntas. Esta síndrome pode fazer parte do quadro dissociativo juntamente com os demais sintomas citados acima.

gastrite alcoólica (K29.3) - Inflamação do revestimento da mucosa do estômago causada pelo álcool. Isto acontece caracteristicamente após uma alcoolização abusiva (ver beber excessivo) e está caracterizada por erosões, eventualmente hemorrágicas, da mucosa. Os sintomas incluem dor na parte superior do abdômen. A gastrite alcoólica é comumente acompanhada por esofagite. Na maioria dos casos, esta situação é autolimitada e desaparece com a abstinência.

gene autossômico dominante - Gene situado em qualquer dos 44 cromossomos autossômicos, que produz o seu efeito mesmo estando presente em apenas um dos cromossomos emparelhados no zigoto ou na célula somática.

geofagia - Prática de comer terra ou barro. Pode ser um sintoma de má nutrição em crianças ou um tratamento tradicional contra sintomas clínicos específicos (p.ex., diarréia, gravidez). A geofagia deve ser diferenciada da coprofagia.

grandiosidade - Uma avaliação enfatuada do próprio valor, poder, conhecimento, importância ou identidade. Quando extrema, a grandiosidade pode apresentar proporções delirantes.

grupo de auto-ajuda - Termo que se refere a dois tipos de grupos terapêuticos, mas é mais comumente usado para o que é mais propriamente chamado de grupo de ajuda mútua, que exprime mais rigorosamente a ênfase na ajuda e apoios mútuos. Também se refere a grupos que ensinam técnicas de autocontrole cognitivas, comportamentais e outras.

grupo dos 12 passos - Grupo de ajuda mútua organizado ao redor do programa de 12 passos dos Alcoólicos Anônimos (AA) ou uma adaptação próxima deste programa. O programa AA de 12 passos implica admitir a própria incapacidade da pessoa de controlar o próprio beber e a própria vida devido ao beber, entregando a vida a uma "força maior", fazendo um inventário moral e reparações dos erros do passado e oferecendo ajuda para outros alcoolistas. O alcoolista em recuperação "no programa" nunca mais deve beber, embora este objetivo seja cumprido a cada dia. O AA é organizado nos termos de "doze tradições", que incluem anonimato, posicionamento apolítico e uma estrutura organizacional não hierárquica. Outros grupos de 12 passos variam quanto à sua adesão às 12 tradições. Existem agora centenas de organizações de grupos de 12 passos, cada uma focalizada em um de vários problemas comportamentais, de personalidade e de relacionamento. Outros grupos operantes na área de drogas incluem os Cocainômanos Anônimos, Drogados Anônimos, Narcóticos Anônimos, Fumadores Anônimos e Dependentes de Comprimidos Anônimos. Para familiares de alcoólicos ou de dependentes de outras substâncias existem grupos como Al-Anon, Alateen e Co-Dependentes Anônimos. Instituições de tratamento com uma forte ênfase no modelo AA são geralmente denominadas de "programas de 12 passos".

grupo primário de apoio - Pessoas com as quais um indivíduo têm uma relação face a face forte e persistente, e que formam o núcleo ou o centro de seu ambiente interpessoal.

grupos de ajuda mútua - Grupo no qual os participantes — portadores de problemas ou transtornos específicos — se ajudam uns aos outros; têm grande importância na manutenção da remissão da dependência ou de problemas ligados ao álcool ou outras drogas ou de outros efeitos de outras dependências, sem terapia ou orientação profissional. Grupos importantes no campo do álcool e outras drogas incluem os alcoólicos anônimos, narcóticos anônimos e Al-Anon (para membros das famílias de alcoolistas) os quais seguem 12 passos baseados numa abordagem espiritual não confessional. Os grupos de ajuda mútua no campo do álcool datam dos Washingtonianos de 1840 e incluem grupos europeus, tais como Blue Cross, Gold Cross, grupos Hudolin e Links. A abordagem de alguns desses grupos possibilita uma orientação profissional ou semiprofissional. Alguns lares de recuperação ou centros de dia/noite no campo do álcool e as comunidades terapêuticas para os dependentes de outras drogas devem ser encarados como grupos residenciais de ajuda mútua.

grupos etários - coortes de indivíduo que passam juntos pelas fases etárias; sua história e experiência particular pode produzir grupos etários particulares que diferem certos aspectos (e.g., altura média atitudes, crenças) de grupos etários próximos. Coortes que passaram por eventos históricos únicos, tal como uma grande depressão econômica, uma guerra ou turbulências político-econômicas são exemplos destes grupos.