Escolha em Ordem Alfabética os tema a serem procurados.


[ A ] - [ B ] - [ C ] - [ D ] - [ E ] - [ F ] - [ G ] - [ H ] - [ I

[ J ] - [ K ] - [ L ] - [ M ] - [ N ] - [ O ] - [ P ] - [ Q ] - [ R ]

 [ S ] - [ T ] - [ U ] - [ V ] -  [ W ] - [ X ] - [ Y ] - [ Z ]


   

   
   -  V  -

vaginismo - Vaginismo é um espasmo da musculatura do assoalho pélvico que circunda a vagina causando oclusão do intróito vaginal. A entrada do pênis é impossível ou dolorosa.

A característica essencial do Vaginismo é a contração involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos do períneo adjacentes ao terço inferior da vagina, quando é tentada a penetração vaginal com pênis, dedo, tampão ou especulo. A perturbação deve causar acentuado sofrimento ou dificuldade interpessoal. A perturbação não é melhor explicada por outro transtorno do Eixo I (exceto por outra Disfunção Sexual), nem se deve exclusivamente aos efeitos fisiológicos diretos de uma condição médica geral. 

Em algumas mulheres, até mesmo a previsão da penetração vaginal pode provocar espasmo muscular. A contração pode variar desde leve, induzindo alguma tensão e desconforto, até severa, impedindo a penetração. Os subtipos são oferecidos para indicar início (Ao Longo da Vida versus Adquirido), contexto (Generalizado versus Situacional) e fatores etiológicos (Devido a Fatores Psicológicos, Devido a Fatores Combinados) para o Vaginismo

vaginismo não-orgânico (F52.5) - Espasmo dos músculos que cercam a vagina causando oclusão da abertura vaginal. A penetração peniana torna-se impossível ou dolorosa. Sinonímia: vaginismo psicogênico. Ver disfunção sexual.

vaginismo psicogênico -
Ver vaginismo não orgânico.

valo
r - 
Padrão do que é estimado, prezado ou considerado importante e desejável por uma pessoa ou uma cultura. Ver cultura.

vigorexia (transt. dismórfico muscular) - adonis - Os sintomas da Vigorexia, também conhecida como Síndrome de Adônis, se evidenciam pela obsessão em tornar-se musculosos. Essas pessoas olham-se constantemente no espelho e, apesar de musculosos, podem ver-se enfraquecidos ou distantes de seus ideais. Sentirem-se assim "incompletos", faz com que eles invistam todas as horas possíveis em exercícios e ginásticas para aumentar sua musculatura.

É difícil estabelecer limites entre um exercício saudável e um exercício obsessivo, mas é bom lembrar que os vigoréxicos, além da musculação continuada, comem de forma atípica e exagerada. Esses pacientes se pesam várias vezes por dia e fazem continuadas comparações com outros companheiros de academia. A doença vai derivando num quadro obsessivo-compulsivo, de tal forma que eles se sentem fracassados, abandonem suas atividades e se isolem em academias dia e noite.

violência Doméstica - A Violência Doméstica é um problema que atinge milhares de crianças, adolescentes e mulheres. É um problema que não costuma obedecer algum nível sociocultural específico, como se pode pensar. Sua importância é relevante sob dois aspectos; primeiro, devido ao sofrimento indescritível que imputa às suas vítimas, muitas vezes silenciosas, em segundo, porque, comprovadamente, a violência doméstica, incluindo aí a Negligência Precoce e o Abuso Sexual, podem impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima.

Nos dias de hoje parece haver um consenso quanto adotar-se a nomenclatura de "Maus Tratos". Os Maus-Tratos constituem quatro categorias formais de Violência Doméstica, sendo elas:

- Abusos Físicos
- Abusos Sexuais
- Abusos Psicológicos
- Negligências

vih - Retrovírus que se supõe ser o causador da síndrome da imunodeficiência humana adquirida (B20-B24).

visão do mundo - Perspectivas holísticas de um povo ou cultura em relação às suas origens, à natureza do universo, aos objetivos e significado de suas vidas na terra (ou seja, sua razão de ser). Em um grau considerável, a visão de mundo de um povo determina seus valores, os quais, por sua vez influenciam o comportamento moral, os ideais, os tabus e as prescrições para a vida. Ver animismo; fatalismo; feitiçaria; yin-yang; yoga.

visão em túnel - Restrição da visão periférica com preservação da acuidade da visão central, que ocorre em retinite pigmentar e glaucoma crônico avançado. O termo também é usado como sinônimo de visão tubular, um sintoma dissociativo da histeria, no qual a área do campo visual é a mesma, independente da distância do olho para o ponto de focalização.

vitimologia - Estudo de vítimas de abusos, incluindo não somente a reação aos eventos traumáticos como também questões sobre como elas se tornam objeto de ataque, o tipo de agressão física ou psicológica que elas foram obrigadas a suportar, o tipo de apoio que podem precisar para poder retomar o nível prévio de funcionamento, as conseqüências em longo prazo das experiências e o tipo de indenização ou compensação que elas podem merecer.

vocalização -
Ato de dar expressão vocal, de produzir sons ou palavras, usado mais comumente para referir-se ao grito de pânico que tipicamente assinala o início de um episódio de terror noturno, ou para referir-se à repetição involuntária de uma vogal, palavra ou frase, que ocorre como um elemento característico em alguns tipos de epilepsia focal. Vocalização é também usado para referir-se aos sons produzidos pelas crianças antes da fala.

vômitos psicogênicos (F50.5) -
Vômitos repetidos que ocorrem em transtornos dissociativos e transtornos hipocondríacos, bem como vômitos excessivos na gravidez quando predominam fatores emocionais.

vômitos psicogênicos cíclicos -
Ataques repentinos de vômitos em crianças, na ausência de doença gastrintestinal, que perduram por vários dias e cessam abruptamente, com tendência a recidivar após intervalos de várias semanas ou mais. Considera-se que dificuldades emocionais estão na base desta perturbação.

voyeurismo -
Ver Mixoscopia.