HISTÓRICO

 

 O QUE É?

 

·   É um serviço hospitalar de assistência à saúde mental que representa um recurso intermediário entre a internação e o ambulatório.

·   Inaugurado em 31/05/94, é uma unidade que se propõe a prestar um serviço de excelência em saúde mental para atender à comunidade de Londrina e Região.

 

 

OBJETIVOS:

    

         Desenvolver programas de atenção de cuidados intensivos por equipe multidisciplinar visando substituir a internação integral, permitindo à pessoa o convívio familiar e social.

         Foi planejado para atender pessoas de 18 a 65 anos de idade, que estejam necessitando de tratamento intensivo devido ao sofrimento mental caracterizado por neuroses graves e psicoses, com a finalidade de reorganização psíquica e o retorno à vida social dessas pessoas.

 

 

 

COMO REALIZAMOS O TRATAMENTO?

         O tratamento oferecido no Maxwell Hospital-Dia compreende uma grande diversidade de atividades abertas  e várias formas de terapias.

         
         As atividades abertas visam estimular a expressão individual, a convivência em grupo, o envolvimento com o trabalho e o lazer.  Estas atividades são: teatro, música, pintura, desenho, artesanato, marcenaria, costura, expressão corporal, assembléia e passeios. Apesar destas atividades serem de livre escolha, os usuários são incentivados a participar de todas.

         São oferecidas diversas terapias: medicamentosa, atendimento individual, em grupos psicoterapêuticos, grupos de arte-terapia e terapia ocupacional.  O objetivo delas é buscar  compreensão do que está ocorrendo e oferecer diversas formas de ajuda para aliviar o sofrimento do indivíduo, visando a elaboração dos conflitos e o crescimento pessoal.

        

         Assim, são indicadas a cada usuário, duas ou mais terapias, dependendo sempre do que a pessoa apresenta como dificuldade.

 

             Ainda, fazendo parte integrante do tratamento, estão os atendimentos familiares, em várias situações: psicoterapia familiar (atendimento a uma família em várias sessões), grupos de informação e esclarecimento com várias famílias e  grupos operativos.  A participação das famílias é de fundamental importância, porque esses encontros tem como finalidade a orientação sobre o tratamento e a discussão das dificuldades nos relacionamentos familiares.

 

 



Entrada Principal Maxwell Hospital-Dia

 

 

   

ROTINAS E NORMAS DO MAXWELL HOSPITAL-DIA

  

         Por ser um tratamento intensivo, os usuários devem vir ao Maxwell Hospital-Dia diariamente.  Como as pessoas passam o dia conosco, faz parte da rotina da casa o café da manhã, entre 09:00 e 9:30 h.; o almoço entre 12:00 e 13:00 h. e um lanche entre 15:30 e 16:00 horas.  A entrada pela manhã é das 07:00 às 09:00 horas e a saída das 16:30 às 17:00 horas.

 

 

A EQUIPE

            

         Para realização deste tratamento, diversos profissionais técnicos e de apoio são necessários.  Atualmente, o Maxwell Hospital-Dia conta com psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, auxiliares de serviços, auxiliares de administração, além de profissionais de várias áreas que realizam estágios na Unidade.  Todos, cada qual dentro de sua função, realizam seu trabalho junto aos usuários, com uma participação importante para que o Hospital-Dia funcione adequadamente.

         

         A equipe se esforça ao máximo para que o usuário  se comprometa e tenha responsabilidades para com o tratamento.  Por esta razão o usuário é incentivado a vir acompanhado ou mesmo sozinho ao Maxwell Hospital-Dia.  A saída do Hospital-Dia só não é permitida  quando a pessoa, em função do seu estado, não puder estar desacompanhada; neste caso, inclusive, é necessário o compromisso da família em trazer pela manhã e buscar no final da tarde.  Apesar de não impedirmos a saída dos pacientes do hospital, estamos sempre conversando com todos, sobre a necessidade de participar das atividades (parte do tratamento) e a importância de vir ao Maxwell Hospital-Dia de acordo com o acompanhado.

 

         A equipe do Maxwell Hospital-Dia, entende que é necessário não só o seu esforço em prestar um atendimento de qualidade a todos, mas é fundamental o compromisso e a cooperação de cada usuário e de seus familiares para que o tratamento se realize da melhor forma possível.

 

 

A  EQUIPE

MAXWELL HOSPITAL-DIA DE LONDRINA

 

 

 

  [ Voltar ]

[ Inicial ]

[ Leia Mais ]